Home   Big Data GeoInsights

Big Data GeoInsights

Big Data é uma frase usada para significar um enorme volume de dados estruturados e não estruturados, que é tão grande que é difícil de processar usando técnicas de bases de dados e software tradicionais. Na maioria dos cenários empresariais, o volume de dados é muito grande ou se move muito rápido ou excede a capacidade de processamento actual.

O Big Data tem potencial para ajudar as empresas a melhorar as operações e tomar decisões mais rápidas e inteligentes. Os dados são coletados de várias fontes, incluindo e-mails, dispositivos móveis, aplicativos, bancos de dados, servidores e outros meios. Esses dados, quando capturados, formatados, manipulados, armazenados e depois analisados, podem ajudar uma empresa a obter informações úteis para aumentar as receitas, obter ou reter clientes e melhorar as operações.

As novas ferramentas de análise ajudam a encontrar dados relevantes e a analisar as suas implicações.

Ao integrar não só data mining mas uma componente espacial nas análises, é possível melhorar o conhecimento dos dados geográficos, melhorando a análise de uma actividade, ou simular desempenhos futuros. Este módulo permite consolidar e dar um significado operacional à informação das bases de dados das empresas: Endereços de clientes, comportamentos destes, localização de pontos de vendas, influência da concorrência…

O GeoInsights permite extrair as variáveis mais relevantes para a explicação de fenómenos com o intuito de construir um modelo explicativo e preditivo. O decisor pode então comparar valores teóricos gerados pelo modelo de acordo com a realidade, chamar a atenção para factores de performance elevada e destacar variáveis que tenham sido insuficientemente exploradas.

Quanto às correlações espaciais existentes, estas nem sempre são evidentes, dado o grande volume de dados a processar. O data mining ou a exploração inteligente dos dados, permite que os factos sejam categorizados e previstos. O poder das ferramentas de data mining, conjuntamente com as possibilidades geográficas, permite que GeoInsights devolva resultados fiáveis e precisos em tempo record.

O GeoInsights permite isolar as variáveis do negócios que necessitam de explicação (vendas, níveis de penetração, extensão da rede, performance de produtos…), posteriormente determina quais as variáveis que as podem explicar (concorrentes, sócio-demografia, geografia, características endógenas…). Efectuar operações de cross-matching, destas variáveis, permite que seja construído um modelo matemático robusto e de confiança.

 

 

 

 

 

partilhar

veja também...

  • Tradicionalmente, o cálculo do potencial de vendas de um cliente baseia-se no volume de negócios médio com este cliente (resultante da análise das vendas históricas) ao que se pode adicionar um percentual de acordo com a evolução do próprio mercado. No entanto, esta metodologia provoca um enviesamento que imprimimos na nossa própria actividade e que…
    Tags: de
  • A GeoPoint dispõe de recursos humanos e know-how para apresentar serviços e soluções no âmbito da resolução de problemas de gestão territorial. Sistemas de Informação Geográfica para Gestão Territorial – Administração Pública Cartografia topográfica e topografia de pormenor para desenvolvimento de projetos; Modelos dinâmicos do vento; Modelos hidrológicos; Modelos de relevo (3D, declives, exposição solar,…
    Tags: de
  • O TourSolver permite efectuar a programação de rotas optimizadas. Utilizando ficheiros simples de clientes e recursos, pode organizar as rotas de forma mais rentável. O TourSolver é a solução ideal para pequenas e médias empresas que gostariam de adoptar uma solução fácil que maximiza rapidamente o seu retorno. Avalie e otimize as suas rotas já existentes Programe as rotas…
    Tags: de